domingo, 20 de novembro de 2011

Rio com 32 alunos: segundo dia

Não conheço ninguém que em sã consciência simpatize com a figura do Carlos Lacerda -- ou, se simpatiza, não me conta!
Mas é impossível não pagar pau pro Aterro do Flamengo. Só que, para além do governo do Lacerda, tem mais gente por trás desse quase miraculoso parque linear. Em primeiro lugar, Affonso Eduardo Reidy, e sua companheira da vida toda, Carmen Portinho.
Reidy é tido por muitos como o melhor discípulo de Le Corbusier, mas aprendeu muito com Alfred Agache também.
E tem Lota de Macedo Soares, a escolhida por Lacerda para dirigir o projeto de urbanização do Aterro. E Burle Marx, claro, além de outra engenheira bacana, Berta Litchic (a primeira mulher a se formar pela Poli, em São Paulo).
Pensando bem, eta mulherada porreta: Berta, Carmen, Lota.
Claro que ao caminhar pelo aterro a turma não tinha isso em mente -- mesmo eu tendo feito um breve relato das circunstâncias do projeto e execucão. Mas ao caminhar por ali, vendo o mar, as árvores, os espaços de lazer, as pessoas ocupando despretensiosamente seus lugares nesse grande parque etc., tenho certeza de que esses futuros arquitetos entenderam tudo.
Pra terminar a caminhada, o Museu de Arte Moderna, maravilha também de Reidy e Carmen e, como se já não estivesse tudo perfeito, era o último dia de uma linda exposição da Louise Bourgeois.
Depois disso, a igreja mais linda do mundo, a mon avis: Outeiro da Gloria, uma pérola incrustrada no morro, uma pequena maravilha.
Haja perna. Claro que a tarde terminou em comilança e uma cervejinha, pois ninguém é de ferro.
Há dias em que penso em Lou Reed: just a Perfect Day.




Um comentário:

  1. Obrigada Sil. Que bom que gostou do texto do "Tio Eneas". Demorei de responder pq só vi agora.
    Obrigada mesmo. Mika

    ResponderExcluir