sábado, 8 de setembro de 2012

Síndrome de abstinência e saudade de Viena

Foi preciso contemplar uma blue moon (a segunda lua cheia no mesmo mês) pra ficha cair: vi a lua cheia em Viena, em Lisboa, em Sampa et voilá, em Sampa de novo.
Um mês sem viajar, deu uma comichão, quase uma síndrome de abstinência. Deu vontade de estar em Viena.
Nesse sábado modorrento, lembro que lá tudo estaria fechado, exceto os museus e uns poucos restaurantes. No domingo então, nem pensar. Precisei de uma farmácia e precisei esperar até segunda. A quinta cidade do mundo em qualidade de vida, e a primeira européia, segundo me contaram outro dia, não tem comércio aberto no fim de semana. Será que eles são tão católicos assim ou a globlização avassaladora pulou essa cidade e segui em frente, rumo ao oriente? Comentei isso com a recepcionista do hotel que respondeu com uma pontinha de orgulho: "é, somos os últimos".
Se estivesse lá passaria a tarde no Stadtpark, o parque da cidade , que fica dentro da Ring, ou seja, da Innere Stadt, o centro histórico. É um parque divino, que corta um microcanal no Danúbio, com vegetação maravilhosa, calçada larga e arborizada em todos os lados e alguns lugares para se comer. O café do Steirereck foi uma boa recomendaçào do guia trendy da Wallpaper. Esse guia foi um bom complemento às informações que só mostravam um lado muito imperial de Viena.
O Steirereck (Am Heumarkt 28, mas o melhor mesmo é adentrar o parque e perguntar até achar) é um restaurante maravilhoso, mas quando lá estive não estava vestida para tanto. Assim, de havaianas e vestitdinho, fui ao café. O carro chefe é um prato com oito amostras dos melhores queijos austríacos, muito bons. Uma taça de espumante ou um suco, e um café pra arrematar e pronto: basta a vista do parque e mais nada pode pedir um final de tarde.




Na falta disso, acho que vou colocar uma roupa confortável e caminhar no lindo Parque Buenos Aires. E quem sabe comprar um Aperol pra fazer um Spritzen. Depois eu volto pra falar disso.
Nas imagens, a lua em Sampa, sobre um edifício do Otto Wagner e no Chiado. E o adorável parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário