sexta-feira, 29 de junho de 2012

Loja mais do que legal em Portugal

Quase julho, a um passo das fáerias, a cabeça cansada, listando pendências. Próxima semana intensa... e eu só penso em viajar.
Belem ainda está nas narinas, ouvidos e na retina, e de repente meus sentidos se voltam pra Lisboa. Uma manhã em Lisboa, será que vai dar tempo pra fazer algo além de visitar o aquário? E será um domigo, o que estará fechado? Na volta um programa só: jantar com amigos, dormir o sono dos justos e pegar o vôo diurno do dia seguinte.
Mas, por que tanto desassossego?
Porque lembrei de uma loja que tem no Chiado: A Vida Portuguesa. Descobri que tem no Porto também.
Lendo o blog da loja, descobri que para muitos tem uma pegada meio Salazarista, Portugal de outrora... nem pensar, eu sou paga-pau da Revolução dos Cravos! E sei, claro, que nostalgia é uma invenção, passado idealizado, mas lendo o blog da loja, eis que vejo a dona da loja afirmando que podemos contar a história de Portugal pelo consumo! Claro que concordo....

 

Dá pra ficar horas olhando as prateleiras. Sabonetes do tempo dá avó portuguesa que nunca tive, denfrício (sou viciada em comprar pastas de dente estranhas), cadernos escolares, louça e com isso quero dizer andorinhas de louça igual havia na casa da minha infância. Claro que comprei uma, claro que devia ter comprado várias!  E as latas de sardinha? A indústria conserveira portuguesa já foi das mais fortes... E a água de colônia?


Fora que fica no coração do Chiado.



Será que consigo voltar lá?
Minha cabeça cansada se divide: um lado pensa e dar um jeito de voltar à loja; o outro pensa em fazer algo igual no Brasil. Como se eu tivesse tempo, dinheiro e já não trabalhasse por três.
Preciso mesmo de férias. Mas já me vejo viajando Brasil afora atrás de manufaturas antigas, pesquisando anúncios em revistas antigas.... de fato, estou a precisar de férias.
Em tempo: em Lisboa, no Chiado, reserve horas para um pouco da vida portuguesa sob a forma de biscoitos, sabonetes e, claro, andorinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário