domingo, 10 de outubro de 2010

Um B&B adorável em Zurique

Adoro observar detalhes em hotéis: a linda louça branca do hotelzinho de Santiago de Compostella, ou a atenção e o cuidado com o hóspede do pequeno residencial de Coimbra. No já citado hotel-boutique Mamma Shelter os mimos de banheiro são Kiehl's, o que conta ponto, a meu ver muito mais do que a TV grandona da Apple que está fixada em frente à confortável camona. Lavar as madeixas com xampu da Kiehl's restitui o bom humor a qualquer viajante cansado de tanto bater perna numa Paris especialmente gelada como estava em janeiro último.
Outro detalhe imprescindível em qualquer hotel é internet gratuita, wi-fi e com boa velocidade. Cortesia, mesmo que seja disfarçada, embutida no preço final. O viajante tem todo direito, depois de longos translados, chegar no quarto e mandar um e-mail pros seres amados contando que chegou bem, ou de usar aquele skype básico, isso para não falar de trabalho. Poucas coisas são mais chatas do que cartãozinho, serviços terceirizados de internet e senhas que expiram: tem que ligar o note ou o net e pronto, falando com o mundo.

Curiosamente tive duas experiências recentes muito, mas muito boas e não foram em hotéis chics ou caros, mas em adoráveis bed & breakfast. Comecemos pelo Dakini's, em Zurique, cidade tão cara que dá saudade da Inglaterra e suas libras. Tudo é caro em franco suíço, inclusive a mais simples hospedagem. Uma semana a trabalho no verão, low-budget X alta estação, o que fazer? Ainda bem que descobri o Dakini's (www.dakini.ch), um b&b cheio de qualidades.
Ao chegar a dona, Suzanne Seiler estava lá para me receber e dar a minha chave. Dali pra frente seria comigo: nada de serviço de quarto ou portaria. Ela se desculpou por não falar português, mas diante do menu linguístico que inclui espanhol, holandês, inglês, italiano, francês e - claro - alemão, combinamos que inglês seria o código cotidiano. Suzanne é um guia ambulante: conhece bem a cidade, todos os ônibus e bondes, indica o caminho mais curto e também o mais bonito para qualquer lugar.
O b&b fica num bairro perto do centro, definido pelo guia The Lonely Planet como multicultural. Na prática isso significa comida de tudo que é canto, um bando de sex-shops, lojinhas com produtos colombianos e brasileiros, em uma rua onde fica uma escola pública e os moradores se mesclam aos poucos viajantes.
A casa bordô de três andares é um charme. Os quartos são simples, estilosos e limpíssimos. A internet pega "de prima˜. Há uma cozinha coletiva onde a única restrição é fazer frango frito, mas é ótima para guardar sucos e laticínios para uma boquinha fora de hora. O banheiro é compartilhado com outros dois quartos, mas como a taxa de ocupação é variável, foi só meu na maior parte do tempo. O café da manhã é imperdível, com muitos itens feitos em casa como muesli, geléias e iogurte. Muitos sucos, pães divinos, chás, leite e café espresso.Um bom modo de se começar o dia, em uma mesa coletiva com vizinhos de diversas partes do planeta.
Esta pérola fica a cinco paradas de ônibus da Zurich HB, a estação de trem da cidade, que liga o centro ao aeroporto.
A menos que minha próxima viagem para Zurique ocorra em um contexto monetário pouco usual, meu endereço já está decidido. Nas fotos, um edifício industrial do bairro, o b&b e a cozinha coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário