quinta-feira, 1 de março de 2012

Comer em Londres

A reputação da Inglaterra no quesito gastronomia é lamentável. Esperamos tudo - peixe frito embrulhado num jornal, inclusive - menos comida boa. Sempre achei isso paradoxal, pois se vamos às compras encontramos de tudo. Mas o conselho sempre foi: fuja dos restaurantes ingleses, aproveite os "étnicos". Ah, os indianos...
Eu andava curiosa. Afinal, os cozinheiros mais midiáticos são britânicos. De minha parte, sempre que assisto o programa de meia hora do Jamie Oliver, fico louca pra me jogar no fogão. Será que a ilha cinzenta está mudando?
Conheci o Orchard, uma portinha no 11 Sicilian Ave, em Bloomsbury. Jantei lá uma noite: um delicioso mix de três saladas deliciosas. Estranhei um pouco um restaurante com pegada natureba não ter suco fresco, mas devo admitir que os engarrafados que consumo aqui não são néctar Del Valle, são sucos de alta qualidadade. Voltei pro café da manhã e encontrei um delicioso iogurte natural com frutas frescas e secas. Um luxo, com bom café espresso e um pão integral caseiro de chorar de tão bom.
E foi uma descoberta por acaso, passei em frente e fui com a cara da vitrine.
Já o Ottolenghi é outra história. Tudo começou quando ganhei um livro de receitas desse restaurante. Fui à loucura quando comecei a testá-las: uma melhor que a outra, especialmente o uso dos vegetais. Assim, não hesitei em me mandar pra Notting Hill atrás de um bom almoço. Chegando lá, great expectations, atentidas: berigelas com uma textura que nunca experimentei antes (os dois chefs são loucos por aubergines), beterrabas com laranja sanguínea e um atum imperdível. Também ali, paradoxalmente, suco engarrafado, mas como adoro uma redundância pedi também de laranja sanguínea e queria comprar um engradado pra levar pra minha casa no Brasil, de tão bom.
Resultado, comprei outro livro deles, dessa vez dedicado apenas a vegetais. Minhas cobaias que me aguardem....
Só um senão: eles não têm banheiro!!!! Eu pedi pra lavar a mão -- claro, tinha chegado lá de metrô -- e o fiz na pia dos funcionários! Uma pessoa perguntou pelo banheiro e tede de ouvir que havia um público no final da rua. Uai, e a ANVISA de Londres permite isso???
De noite, o jantar foi o oposto da delicadeza dos vegetais e do peixe do almoço. Fui ao St. John Restaurant. Definitivamente, não é pros fracos. Língua de cordeiro, tutano de boi e outras coisinhas de deixar a torta de rins, carro chefe da culinária inglesa parecendo uma delicadeza só. Penei pra encontrar algo que não chocasse meus tabus, e escolhi uma entrada de alcachofras deliciosas e uma vitela que veio à milanesa, maravilhosamente não diet, mas não faz mal.
Hoje, a convite, acabei caindo num francês: Mon Plaisir, que se gaba de ser o french restaurant mais antigo da cidade. Moules de montão, pra belga nenhum botar defeito e um haddock defumado muito bom. Nem deu pra pensar em sobremesa. Meio engraçado as garçonetes fazendo os pedidos em francês, mas tudo perfeito.  Fica no adorável Convent Garden e depois, pra compensar, caminhei até a Tate Britain, uma tarde com um solzinho e era preciso queimar um pouco as calorias.
No caminho, passei defronte um dos restaurantes do Jamie Oliver. Será que encaro amanhã?




Na imagens, o menu e a vitrine do Orchard, a kidney pie que não encarei (mas que meus novo amigos adoraram) e o restaurante italiano do Oliver. Por hoje, vou comprar um suco e me considerar jantada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário