sexta-feira, 11 de março de 2011

Ah, Hoi An

Instigada pelas meninas da Handspan, viajei para Hoi An.
Vietnam Airlines, avião correto, vôo idem onde tomei um copo de 7UP, bebida com sabor de infância. A aventura começou ao chegar no aeroporto de Danang. Por que no mundo não pedi pro hotel providenciar um translado? Porque tenho orgulho de ser uma viajante que em Roma funciona como um romano... bem feito, então.




Fui até um balcão daquelas companhias que operam o taxi de dentro do aeroporto, comprei um ticket e me dirigi feliz da vida ao ponto de taxi. Fui literalmente jogada dentro de um, que ligou o taxímetro. Começou aí o diálogo mais bizarro:
No meter, please, I have my ticket.
Meter, madam.
Let's get back to the airport.
Hotel, madam.
Devo dizer que o inglês do motorista não era lá essas coisas (o que não é uma crítica, duvido que um taxista no Brasil fale inglês bem). A gente simplesmente não se entendia e ficou claro que ele não era da companhia que eu havia contratado. Só que eu mostrei o ticket ao entrar.
Decidi me acalmar e ver no que daria aquela noite que não tinha começado bem. Uma lua linda, uma estrada vazia e eu num taxi com um motorista zangado. De um lado o mar, do outro a floresta, e o taxi prosseguia.
Chegamos ao hotel. Entreguei o ticket para o gerente e pedi gentilmente que ele se entendesse com o motorista. Fui recebida, pois estava visivelmente agitada, com suco de maracujá.
O hotel era delicioso, mas não vi muito pois era tarde.
Ao acordar, só não gritei "good morning vietnã"porque de-tes-to o Robin Willliams.
Eis o link no hotel.
http://www.river-beachresort.com/default.aspx
Há coisas que me irritam, como a idéia de uma praia privativa. Detesto, sou contra, e pouco importa se nesse caso a injustiça era a meu favor. Há coisas que me encantam: uma bicicleta podia ser encostada em qualquer canto e na volta estaria lá, impávida.
Hoi An é uma espécie de Parati chinesa, mas a praia é deliciosa. Claro que me joguei no mar, e a cada mergulho pensava "estou no mar da China!". Mas é uma praia pros turistas, pois só vi vietnamitas ali servindo os de fora e uns adolescentes brincando na praia totalmente vestidos. Tolice achar que a cultura de praia é universal, que basta ter um lindo mar.
Só que em Hoi An tem, e só de escrever dá vontade de voltar. E o hotel é bem legal, sem falar que eles servem Pho, a maravilhosa sopa vietnamita, até no café da manhã. E os sucos.... as frutas.... as massagens. Hoi An é um lugar para se viajar com todos os sentidos em estado de alerta.
E o melhor, tudo isso é muito barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário