sábado, 23 de julho de 2011

Dois lados, dos muitos, da mesma Serra

A Serra da Mantiqueira é um maciço e tanto, e abriga um mosaico de cidades interessantes. Visitei duas delas nesse finds. Campos do Jordão, que conheci na infância, e para onde não voltei muito -- aúltima vez deve fazer bem mais de quinze anos. E São Bendo do Sapucaí, que não conhecia.Trinta e três quilometros as separam, mas quase tudo as difere.
Campos está cada dia mais fake, e a tradução de fake, segundo um amigo, é "feiquedói". Para mim é algo incompreensível, o que o consumo consegue imprimir numa paisagem tão privilegiada. Lembrei de meu pai dizendo o clichê "Suíça brasileira", mas o que se vê por lá é um simulacro do que pode ser a vida no inverno. Não vi nada parecido na Suíça, ok, fui no verão e não para uma estação de esqui; mas já passei um dia em Cortina d'Ampezzo, um pouco cafoninha, mas nada que se compare...para mim continua incompreensível o gesto de levar a vida toda na mala de viagem. Por lá temos os mesmo restaurantes de São Paulo, as mesmas lojas, em meio a outras que vendem um clima de inverno, e dá-lhe cachecol, bota, mashmellow e lugar comum.
enfin, em boa companhia, com bons vinhos e boa conversa tudo fica muito bom. O Horto continua o máximo e o Festival de Inverno de fato vale a pena. Estou até agora com aquele Stravisnki, bem executado pela Orquestra da Petrobrás sob a batuta do Karabchewsky, na alma, enchendo a alma de alegria e sentimento de vanguarda.
A poucos quilometros dali, Sapucaí. Pequena, despojada, com pousadas espertas.Uma cidade de verdade, com gente que ali vive, planta, com remanescentes de um quilombo, com vista pra mesma onipresente Pedra do Baú. Tem até uma briga entre as cidades, pois a pedra fica em São Bento e é cartão postal de Campos...
No meio das duas, um restaurante imperdível e surpreendentemente vazio. O Empório dos Mellos é um achado de lugar: lindo, descolado, simpático e a comida é tudo. E o pessoal lé em Campos curtindo a fila do Baden Baden... deixa eles!
Se estiver pela serra, vá lá, correndo: http://www.emporiodosmellos.com.br/index.php
Já começo a pensar num começo de férias pro próximo inverno: uns dias em Parati na FLIP e depois outros na serra ouvindo boa música, comendo super bem e desvendando a serra em São Bento do Sapucaí, Gonçalves ou São Francisco Xavier.




Nas fotos, a entrada do Horto, o restaurante e a Pedra do Baú, vista de São Bento do Sapucaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário